quarta-feira, 20 de junho de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - IDUNNA - GUARDIÃ DAS MAÇÃS ENCANTADAS




Olá meus amigos, hoje em MITOLOGIA NÓRDICA, vou falar sobre a deusa Idunna ou Idun, que era guardiã das maçãs douradas. E você nem imagina o quão importante estes frutos eram para os Aesir. 

SURGIMENTO
Idunna era filha de Frigga, e esposa de Bragi, deus da poesia. Eles viviam no palácio de Brunnaker, de onde saia todos os dias carregando um cesto cheio de maçãs douradas para levar até os deuses. Estas maçãs eram responsáveis pelo jovialidade e imortalidade dos deuses, sem estas eles começariam a envelhecer e poderiam morrer. 

FIGURA MITOLOGICA E O CULTO
Não há indícios de um culto a Idunna, mas sua importância para os próprios deuses eram enorme, pois se ficassem sem suas maçãs, não seriam imortais. Em um dos mitos da deusa, ela estava sentada em Yggdrasil,a Árvore do Mundo, quando adoece e cai no reino de Hel e de lá não foi capaz de retornar até que estivesse completamente curada. Outro mito não menos importante diz que no Ragnarök, Idunna desaparece nas raízes de Yggdrasil e de lá surge na "Idade de Ouro" para distribuir suas maçãs aos novos deuses. 

A principal crença ligada a deusa Idunna, é que quando iam enterrar os mortos era comum cerca-los de maçãs ou ovos pintados, justamente para que pudessem alcançar a eternidade. 

REPRESENTAÇÃO
A deusa Idunna era representada como uma donzela jovem, gentil e suave, e muito ingênua, que podia ser facilmente ludibriada. Era a deusa da vegetação e da eterna renovação, guardiã das maçãs douradas que mantinham o vigor e juventude das divindades. 

Runas Associadas: Gebo, Jera, Berkana, Laguz, Cweorth. 
Símbolos: cesta com maçãs, suco de maçã, primavera, baú dourado, harpa, harpa, lua crescente, ovos tingidos de vermelho, raízes, Árvore do Mundo.


BIBLIOGRAFIA:
  • Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC. 
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN: 9788531514937
  • Diocionário da Mitologia Germânica.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

VAMOS LÁ DÊ A SUA OPINIÃO, PARTICIPE E COLABORE PARA MELHORAR O BLOG