sexta-feira, 11 de maio de 2012

QUAL A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA EM NOSSAS VIDAS


Busto de Heródoto, considerado o pai da história

Olá meus amigos, neste post vou falar sobre a importância de conhecer História, e tentar diminuir o pré-conceito que muitas pessoas tem contra História, que não é só a matéria "chata" que você estudou no colégio. 

A maioria das pessoas considera História uma matéria chata, e se passam o ensino médio detestando a matéria e a opinião não é muito diferente depois de adultos. Isto se deve muito as formas de ensino que eram somente baseadas em cronologia, fatos, mitos, nomes importantes, lugares etc. Sim a história é realmente feita de tudo isto, mas não é somente isto. Saber a cronologia apenas serve para nos situarmos e localizarmos os fatos ocorridos, mas não quer dizer que você precise memorizar cada data e cada acontecimento, a história é muito mais que isto. Os nomes são importantes, afinal aquela determinada pessoa realizou alguma ação que fez com que fosse lembrada mais tarde. 

Mas a História é muito mais do que esta matéria chata daquele seu professor que mais parecia um calendário do que um educador. Tudo que acontece, aconteceu e vai acontecer é História meus amigos, vocês podem até não gostar da matéria, mas estão escrevendo-a o tempo todo, mesmo que de forma individual, porque História não é só MACRO, é também MICRO, por exemplo: Você tem a história da sua rua, do seu bairro, da sua cidade, do estado, país, do planeta, da sua família, este último é uma das melhores formas de se aproximar da história, saber nossas origens pode ajudar em diversas coisas, como por exemplo, em nosso país existem um pré-conceito racial muito grande, mas todos se esquecem que no Brasil, não existe uma raça definitiva, todos nós somos miscigenados, ou seja somos uma mistura de duas ou mais raças, então saber as origens da sua família pode surpreende-lo e muto. Cito aqui o meu caso como exemplo, onde em uma das raízes existem, brancos, negros e índios.

Um outro exemplo para quem acha que a história não é legal, você que adora um futebol, conhece a história do seu time?. Então, creio que você vai encontrar os mesmos elementos quando for ler a respeito, como, cronologia para marcar os títulos conquistados, nomes de jogadores que realizaram grandes feitos, lugares onde o time possa ter jogado, etc.

Porém muita gente me pergunta: "Por que você gosta de História, de ficar estudando o passado".
para essas pessoas eu respondo: "Porque só estudando o passado é possível compreender o presente,  e só assim é possível evitar que os mesmos erros sejam cometidos no futuro".

Normalmente a maioria não pensa assim, acha que "quem vive de passado é museu", que "águas passadas não movem moinhos" e o resultado disto é uma total fatal de memória do que já aconteceu, pois para essas pessoas se já aconteceu não tem mais importância. Mas é justamente o contrário, é por já ter acontecido é que podemos ver as consequências ("entender o presente") e assim evitar que os mesmos erros sejam repetidos ("fazer um futuro melhor"), está é a verdadeira importância da História. Ensinar a partir das ações do passado, e dentro disto você pode incluir até sua vida pessoal, por exemplo aquele relacionamento que não deu certo, você pode rever suas atitudes, e descobrir o que contribuiu para o término, e assim você pode fazer diferente em um próximo. Ou ainda uma receita que não ficou tão boa, sim, receita, tudo isto é história, sua história pessoal tão ou mais importante que a história macro.

Você pode até não gostar de História, mas é parte constante dela, quer queira ou não, então porque não entender ao menos um pouco como as coisas funcionam?

“O CAFÉ ESTÁ SERVIDO” 


*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

TAMBÉM PODERÁ SE INTERESSAR POR:


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

VAMOS LÁ DÊ A SUA OPINIÃO, PARTICIPE E COLABORE PARA MELHORAR O BLOG